A mudança na remuneração da poupança foi necessária para adequar o Brasil a uma nova realidade econômica e ajudará na manutenção do crescimento sustentável, disse nesta quinta-feira (3) o ministro da fazenda, Guido mantega. De acordo com ele, a regra atual criaria um obstáculo para o banco central continuar a redução das taxas básicas de juros.
Para que possamos baixar juros para o crédito, temos que destravar sistema fazendo a modificação da poupança. "Precisamos retirar esse limitador da queda de taxas ", disse o ministro ao anunciar as novas regras para o rendimento da caderneta.
Segundo o ministro, ao permitir a manutenção do ciclo de queda da Selic (juros básicos da economia), a alteração cria condições para a continuidade do crescimento sustentável do país. ''estamos em melhores condições que as economias europeias e norte-americana. Para dar continuidade ao crescimento sustentável, precisamos fazer reformas que reduzam o custo financeiro e barateiem o crédito'', afirmou.
O critério atual de remuneração da poupança - de 6,17% ao ano mais variação da taxa referencial (TR) - vai ser substituído pela variação da TR mais 70% da Selic, quando a taxa básica de juros chegas a 8,5% ao ano ou menos. Atualmente a Selic, está fixada em 9% ao ano.
Bom você ter tocado neste assunto, eu acho que com a nova regra vai ser muito melhor pra gente !
ResponderExcluir