Os benefícios da atividade física para os adolecentes

                                                      

                                              Rosane Biazussi

Nas últimas décadas tem-se destacado a importância da aquisição e da manutenção de hábitos saudáveis visando a melhoria da qualidade de vida da população. Referenciais direcionados á adoção de um estilo de vida mais saudável, a partir de uma prática de atividade física, têm sido advogados na prevenção de doenças crônico-degenerativas que afligem a população em geral, inclusive cardiopatias coronarianas, artrites, diabetes, câncer, osteoporose, doenças pulmonares crônicas, acidente vascular cerebral e obesidade.

 Informações epidemiológicas (CDC,  1998), relacionadas ao sedentarismo e á obesidade de populações jovens, revelam que ao se perpetuarem estas tendências comportamentais, atualmente observadas estima-se que em 2020, 73% dos adultos poderão apresentar disfunções orgânicas decorrentes da  aquisição de hábitos alimentares e da prática de atividades físicas inadequadas. Segundo Pollock Et Al (1986), existem fortes evidências de que em 80 a 86% dos adultos obesos sua origem vem da infância e adolescência. Mutos estudos sugerem que a obesidade infantil está mais associada a inatividade física do que a superalimentação.     Siga-me no twitter   http://www.twitter.com/RetardadoFrases


                        Os benefício do exercício físico ao adolescente

 Efeito do exercício sobre o sono - Segundo Mello e Tufik (2004), sabe-se que adolescentes fisicamente ativos e em boa forma física possuem benefícios quanto á eficiência e quanto á qualidade do sono, enquanto adolescentes inativos queixam-se de sono ruim, de baixa eficiência e consequentemente sentem-se mais estressados. O exercício físico provoca o aquecimento corporal, diminui a latência do sono, ou seja, facilita o início do sono.

 Efeito do exercício sobre os transtornos de humor - segundo Mello e Tufik (2004), o aumento da incidência de diagnósticos de depressão em crianças e adolescentes vem sendo descrito na literatura internacional como três vezes mais frequente nesta faixa etária quando comparados com adultos.
 Na adolescência os transtornos de mau humor são caracterizados por condutas como: diminuição das atividades diárias, negativismo, comportamentos anti-sociais, perda de auto-estima, ansiedade e déficits cognitivos. 

 Efeito do exercício sobre o crescimento e desenvolvimento - No período da adolescência ocorre um importante aumento na mineralização, na densidade e na massa óssea. É de senso comum na literatura de que o exercício físico regular auxilia este processo, embora ainda não especifiquem a intensidade, a frequência, o tipo de exercício e a duração que promove tal aumento de massa óssea. Contudo, sabe-se que os exercícios de maior impacto apresentam maior densidade de massa óssea que os exercícios de menor impacto.

    O exercício aumenta a auto-estima, ajuda no autoconhecimento corporal e no cuidado com a aparência física, melhora a capacidade funcional, reduz a obesidade e melhora a qualidade de vida dos adolescentes. 

6 comentários:

  1. Parabéns pelo blog. O meu ainda tá começando mas vai ficar bom = o seu. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Como coloco todas estas interações que ficam ao lado do blog?

    ResponderExcluir
  3. Gostei do blog, Vinicius. Excelentes dicas para a saúde psicológica e física. Parabéns. Grato pela visita a meu blog Coluna da Hora. Abraço.

    ResponderExcluir

Postagens populares